quarta-feira, 31 de março de 2010

Magra... e satisfeita. o poder da proteína, ajudar a combater a gordura e a criar mais músculos - RECEITAS




Magra... e satisfeita

25 maneiras deliciosas de aproveitar o poder da proteína, ajudar a combater a gordura e a criar mais músculos.
Por Mark Bittman e Roberta Viganó Piccinelli

Fotos Jeff Harris

Nas receitas que não especificam quantidade para carnes, aves ou peixes, considere uma medida aproximada de 400 g (340 g – 450 g). Cada receita serve quatro porções.




Hambúrguer de baby beef com mussarela
Corte 100 g de mussarela de búfala em 4 pedaços. Divida 400 g de baby beef moído em 4 partes e forme 1 disco de carne com o pedaço de queijo no meio. Adicione 1 pitada de sal e pimenta a gosto. Grelhe ou asse até a parte externa ficar consistente (de 3 a 4 minutos de cada lado). Sirva em pães torrados com acompanhamento de sua escolha, como molho de hortelã ou maionese temperada.

Frango assado com shoyu e limão
Doure filés de peito com 1 col. (sopa) de azeite de oliva. Reserve. Na mesma panela, doure 1 dente de alho picado. Adicione 1/2 col. (sopa) de raspas de limão, 1 pitada de pimenta caiena, 1 col. (sopa) de shoyu, 1 col. (chá) de açúcar e 1/2 xíc. de água; mexa. Adicione o frango, tampe a panela e deixe ferver por 15 minutos. Vire na metade do tempo. Adicione 1 copo de suco de limão.

Frango grelhado com molho pesto
Para o molho: em um liquidificador, faça um creme com 2 xíc. de manjericão fresco, 1 dente de alho, 1 pitada de sal, 2 col. (sopa) de pinoles ou amêndoas, 1/2 xíc. de parmesão ralado e 1/2 xíc. de azeite extravirgem. Para o frango: tempere 1/2 kg de peito cortado em cubos com sal e pimenta. Grelhe por 4 minutos de cada lado. Regue com o molho.
Frango ao molho cítrico
Para o molho: em uma panela, aqueça as raspas e o suco de 1 limão, mais pedaços de outro limão, 1 laranja e 1 mexerica. Adicione ¼ de xíc. de azeite de oliva, 1 col. (chá) de folhas de tomilho, 1/2 col. de alho picado, 1 cebola picada. Sal e pimenta a gosto. Para o frango: passe azeite de oliva no peito de frango e tempere com sal e pimenta. Asse ou grelhe por 10 minutos e sirva com o molho.
Frango com molho de iogurte
Para o molho: misture 1 xíc. de iogurte com 1 col. (chá) de alho picado e um pouco de suco de limão, sal e pimenta. Para o frango: corte 1 peito em tiras e deixe marinar por 30 minutos em ¼ de xíc. de iogurte, ¼ de xíc. de caju moído, 1 col. (chá) de cardamomo moído, 1 de coentro moído, 1 de gengibre picado e 1 de alho picado. Grelhe cerca de 7 minutos; sirva com o molho.
Frango com coentro e laranja-limaMisture 3 col. (sopa) de azeite de gergelim, 2 col. (sopa) de folhas de coentro ou salsa picadas, 1 col. (sopa) de suco de laranja-lima, 1 col. (sopa) de cebolinha picada, ¼ de col. (chá) de pimenta caiena e sal e pimenta a gosto. Despeje metade da mistura em uma panela e adicione o frango; polvilhe o frango com mais sal e pimenta e cubra com o restante da mistura. Asse até cozinhar bem (cerca de 10 minutos). Enfeite com pedaços de coentro e gomos de laranja-lima.

Frango grelhado ao molho de wasabi
Para o molho: misture 1 col. (sopa) de alho picado, 1/2 xíc. de vinagre de arroz, 2 col. (sopa) de mirin (1 saquê mais leve), 2 col. (sopa) de shoyu light, 1 col. (sopa) de gengibre fresco picado, 1 col. (chá) de wasabi em pó e sal e pimenta a gosto. Aqueça em fogo baixo. Para o frango: pincele peitos de frango desossados com azeite de oliva e grelhe por 10 minutos. Despeje o molho wasabi sobre o frango; acompanhe com cebolinhas e coentro ou salsa picados.

Camarão à Kung Pao
Misture 1 col. (sopa) de xerez, 1/2 col. (chá) de maisena e 250 g de camarão cru sem casca. Aqueça 2 col. (sopa) de óleo de canola e cozinhe algumas pimentas secas em fogo médio até dar uma leve escurecida. Pique 2 dentes de alho e adicione à mistura de camarão com 1 col. (chá) de gengibre picado. Cozinhe por cerca de 3 minutos. Diminua o fogo, acrescente 1 col. (chá) de açúcar e 3 col. (sopa) de shoyu light e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo e mexa com 1 col. (chá) de óleo de gergelim e 1 cebolinha picada. Acompanhe com 60 g de amendoim torrado ou castanha de caju picados.

Salada de camarão com pepino e manjericão
Grelhe camarões sem casca até ficarem firmes. Misture 4 xíc. de salada verde com 1 xíc. de folhas de manjericão, ¼ de xíc. de cebola roxa picada e 1 pepino picado. Acrescente o suco de 2 laranjas-limas, 1 col. (chá) de molho de peixe (comprar pronto), ½ col. (café) de flocos de pimenta vermelha, ½ col. (chá) de açúcar e 1 col. (sopa) de água. Coloque verduras e legumes, dispondo os camarões por cima, e sirva.

Salada mediterrânea de frutos do mar
Corte 200 g de um peixe de carne branca, como o linguado, em pedaços pequenos e despeje-os em água fervente previamente salgada. Após 30 segundos, adicione 250 g de mariscos (moluscos) e 250 g de camarões descascados. Coloque a tampa, retire do calor, deixe esfriar por 10 minutos e passe na peneira. Misture os frutos do mar com ½ xíc. de salsinha picada, 1 col. (sopa) de alcaparras, 1 cebola média picada, ¼ de xíc. de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Adicione o suco de 1 limão e outros temperos a gosto e sirva.
Bacalhau grelhado em molho de manjericão
Para o molho: misture 2 col. (sopa) de água, 1 col. (chá) de alho picado, 2 col. (sopa) de shoyu, 2 col. (sopa) de vinagre de arroz, 1 col. (sopa) de açúcar, 1 pimentão vermelho (sem caroços e finamente fatiado) e 1/2 xíc. de manjericão fresco fatiado. Tempere 450 g de bacalhau com sal e pimenta. Leve ao forno por 8 a 12 minutos, dependendo da espessura do bacalhau, virando a peça uma vez. Sirva com o molho.

Salmão cozido na panela com molho de cenoura
Para o molho: em um processador de alimentos, misture ¼ de xíc. de azeite extravirgem, ¼ de xíc. de vinagre de arroz, 3 col. (sopa) de missô doce suave, 1 col. (sopa) de óleo de gergelim, 2 cenouras e 1 pedaço pequeno de gengibre fresco descascado. Bata até ficar cremoso. Adicione sal e pimenta a gosto. Para o peixe: em uma frigideira, aqueça 2 col. (sopa) de azeite. Tempere 450 g de salmão com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por 4 minutos, vire e continue cozinhando até atingir o ponto desejado. Sirva com o molho.

Fajitas de camarão com alho e guacamole
Cozinhe 2 dentes de alho picado em óleo de canola até sentir o cheiro. Acrescente 450 g de camarão sem casca; tempere com sal e pimenta e cozinhe até que perca a cor rosa (cerca de 3 minutos). Misture 1 abacate com 2 col. (sopa) de cebolinha ou cebola picada, 1 col. (chá) de alho, 1 col. (chá) de pimenta picada, suco de limão e sal e pimenta. Sirva o camarão e o guacamole com quatro tortilhas de farinha aquecidas.
Robalo assado na panela com purê de ervilhaPreaqueça o forno a 260 °C por 10 minutos. Numa frigideira de forno, aqueça 2 col. (sopa) de azeite de oliva; adicione os filés de robalo, sal e pimenta e cozinhe até dourar (de 3 a 5 minutos cada lado). Asse no forno por 5 a 10 minutos. Enquanto isso, ferva 2 xíc. de ervilha até ficarem moles, depois amasse junto com 1 col. (sopa) de gengibre fresco picado. Adicione água até a mistura ficar com a consistência de iogurte. Sirva o peixe coberto pela mistura.

Namorado grelhado com molho de frutas
Para o molho: misture cubinhos de mamão papaia, manga, abacaxi, e ½ xíc. de pimentão picado e outra de cebola roxa, 2 col. (sopa) de pimenta picada, ¼ de xíc. de coentro ou salsa picado, 1 col. (sopa) de azeite de oliva, 3 col. (sopa) de suco de laranja-lima e sal a gosto. Para o peixe: polvilhe o namorado com sal e pimenta e grelhe um lado por 5 minutos; vire e deixe até atingir o cozimento desejado. Sirva com o molho e gomos de laranja-lima.

Filé ao modo vietnamita
Em um processador de alimentos, misture 1 col. (sopa) de molho para peixe, 1 col. (chá) de pimenta, outra de açúcar, 1 semente pequena de pimenta tailandesa, 2 col. (sopa) de suco de laranja-lima, 2 dentes de alho, 2 cebolinhas picadas, ½ xíc. de hortelã picada ou manjericão tailandês, ½ xíc. de coentro picado e sal. Bata até ficar tudo bem picadinho. Grelhe o filé até o ponto desejado e sirva fatiado em uma cama de verduras com o molho.
Atum grelhado com tempero
Para o tempero: aqueça numa frigideira 1 col. (sopa) de azeite de oliva. Cozinhe os grãos de 4 espigas de milho ou 1 lata de milho até dourarem (2 minutos). Adicione 2 tomates picados (sem pele e sementes), sal e pimenta, 1 col. (chá) de cominho ralado e 1 col. (café) de pimenta caiena. Cozinhe 30 segundos. Para o peixe: tempere com sal e pimenta. Grelhe, vire uma vez até atingir o ponto desejado. Sirva com o tempero.

Salada de escalope com hortelãCozinhe
450 g de escalope de carne até ficar entre malpassado e ao ponto (mais ou menos 10 minutos). Junte 4 xíc. de alface com 1 xíc. de folhas de hortelã, ¼ de xíc. de cebola roxa picada e 1 pepino picado. Bata junto o suco de 2 laranjas-limas, 1 col. (sopa) de shoyu, 1/2 col. (café) de pimenta caiena e 1 col. (sopa) de água. Corte o bife em fatias finas e adicione o suco da carne ao molho preparado. Sirva a carne em cima da salada regada com o molho.

Medalhão de porco com limão e salsa
Corte 450 g de lombo de porco em fatias de 2 cm de espessura. Aqueça ¼ de xíc. de azeite de oliva em uma panela. Passe os medalhões de porco em farinha temperada com sal e pimenta. Cozinhe por 2 a 3 minutos cada lado, virando uma vez. Retire. Escorra a gordura, adicione 1/2 xíc. de vinho branco seco e cozinhe até o vinho ter evaporado quase totalmente. Acrescente suco de limão e algumas alcaparras. Despeje o molho sobre a carne com a ajuda de uma colher. Sirva com salsa e gomos de limão.

Filé apimentado refogado
Compre a carne já fatiada em tirinhas. Pique ½ xíc. de manjericão e misture com a carne. Cozinhe 1 ½ col. (sopa) de alho picado em 1 col. (sopa) de óleo de girassol até dourar levemente. Adicione a mistura de carne e manjericão e ¼ de col. (sopa) de flocos de pimenta vermelha; cozinhe por 2 minutos. Acrescente uma col. (sopa) de shoyu e o suco de 1/2 laranjalima e sirva.

Feijão-branco com repolho e peito de peru
Em água salgada fervente, cozinhe 3 xíc. de repolho picado até amolecer; escoa. Em 2 col. (sopa) de azeite de oliva, cozinhe 2 xíc. de alho-poró picado e 1 talo de aipo até amolecer (aproximadamente 5 minutos). Adicione 2 raminhos de tomilho, 1/2 xíc. de peito de peru picado, 1 xíc. de caldo de galinha, 3 xíc. de feijão-branco cozido e repolho. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe até ficar bem aquecido. Sirva com parmesão ralado por cima.

Lombo de porco com missô
Passe a pasta de missô, branca, amarela ou vermelha, no lombinho de porco. Grelhe, dourando os dois lados, até ficar com o meio levemente rosado (de 10 a 15 minutos). Deixe descansar por 10 minutos, corte em pedaços de 1,5 cm e sirva.

Filé com feijão
Corte 250 g de filé mignon em bifes e em pedaços e coloque-os em uma panela com 4 xíc. de feijão-preto ou rajado fresco cozido, sem ser em lata, e pimenta seca ou flocos de pimenta vermelha a gosto. Aqueça em fogo médio por aproximadamente 10 minutos e sirva.

Costeleta de vitela com alecrim e parmesão
Misture 1/2 xíc. de queijo parmesão ralado, 1/2 xíc. de migalhas de pão, 1 col. (sopa) de alecrim fresco picado e sal e pimenta a gosto. Aqueça ¼ de xíc. de azeite de oliva. Salpique as costeletas de vitela, 0,5 cm de espessura, com a mistura. Cozinhe, virando uma vez, até dourar (menos de 5 minutos ao todo). Sirva com gomos de limão.
Espeto de frango e legumesCorte peitos de frango desossados e linguiça de frango em pedaços de 2,5 cm. Corte 1 berinjela em cubos de 2,5 cm e 2 pimentões vermelhos em pedaços de 5 cm. Corte 1 limão em 8 gomos. Coloque as peças em espetos, alternando os ingredientes, e tempere com sal e pimenta. Grelhe por 10 a 15 minutos e retire os pedaços dos espetos; esprema o limão grelhado sobre o prato.

Dupla dinâmica - RECEITA




Dupla dinâmica. Alguns alimentos são muito mais eficientes em par do que sozinhos. Descubra as parcerias que operam milagres pela sua beleza e pela sua saúde




Por Adam Baer e Thais Szegö


Fotos Charles Masters


De quem foi a ideia de que devemos tomar suco de laranja no café da manhã? E, se a aveia é tão boa para a nossa saúde, por que ela só faz parte do cardápio do nosso desjejum? A resposta, por incrível que pareça, está nas aulas de biologia, e Darwin já tinha uma pista bem concreta dela. Os nutricionistas estão se dando conta de que nós gostamos de comer esses dois alimentos antes de começar o dia porque nossa evolução nos levou a fazer desse jeito. Mesmo que você nunca tenha parado para pensar a respeito, seu corpo sabe que uni-los em uma única refeição é mais saudável do que ingerir cada um deles sozinho.
O epidemiologista David. R. Jacobs, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, chama isso de sinergia alimentar e acredita que essa teoria pode explicar por que os italianos têm o costume de regar o tomate com azeite de oliva e por que os japoneses comem peixe cru e soja na mesma refeição. “A complexidade das combinações alimentares é fascinante porque elas são testadas de uma maneira que não podemos fazer com os medicamentos: pela evolução humana. E no mais complexo dos sistemas: a vida”, diz Jacobs.
O que é mais admirável, porém, é que a nossa relação com a comida provavelmente irá esclarecer a razão pela qual vivemos mais e melhor quando seguimos dietas tradicionais, que vão passando de geração em geração. Enquanto os pesquisadores trabalham para desvendar a complexidade da interação entre os alimentos — e, quem sabe, se o arroz com feijão um dia poderá entrar nessa lista —, veja as combinações alimentares mais poderosas conhecidas pela ciência.



1 TOMATE + ABACATE


Você tem uma boa razão para, na próxima ida ao restaurante mexicano, incrementar o guacamole com tomates. Eles são ricos em licopeno, um antioxidante que reduz o risco de câncer e de problemas cardiovasculares. E as gorduras boas, como a do abacate, fazem com que o licopeno seja mais bem absorvido pelo organismo. Isso também pode explicar por que você adora regar os tomates frescos com azeite – outro exemplo de gordura boa. Um estudo recente da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, mostrou que temperar a salada com molhos ricos em gorduras, nozes, pistaches ou queijo também ajuda na absorção de luteína, que está presente nas folhas verdes e tem se mostrado benéfica para a visão.



2 AVEIA + SUCO DE LARANJA


Um estudo do Laboratório de Pesquisa de Antioxidantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos revelou que tomar suco de laranja, rico em vitamina C, enquanto come um pote de iogurte com aveia não processada limpa as artérias. Essa medida previne ataques do coração com duas vezes mais eficácia do que se você tivesse ingerido cada um desses alimentos em momentos diferentes do dia. A razão? Os componentes orgânicos presentes neles, os chamados fenóis, estabilizam o colesterol ruim quando são consumidos juntos.




*-*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*-*-




3 BRÓCOLIS + TOMATE


Novas pesquisas mostram que esse combo previne câncer de próstata, mas ninguém sabe ao certo a razão. Um estudo recente publicado no jornal da Associação Americana de Pesquisa do Câncer provou que essa combinação reduziu tumores na próstata de ratos para os quais não havia outra alternativa de tratamento a não ser a castração. Você está se perguntando o que tem a ver com isso? “Já está comprovado que tanto tomate quanto brócolis auxiliam na prevenção de tumores”, diz a nutricionista Fernanda Schumaker Ferraz, de São Paulo. “Há estudos sugerindo que eles funcionam melhor juntos, mas vai demorar anos para descobrirmos a razão.”


4 MIRTILO + UVA


Aderir à salada de frutas no lanche da tarde pode trazer mais vantagens do que você imagina. “Algumas pesquisas sugerem que comer certas variedades de frutas juntas proporciona mais benefícios para a saúde do que ingerir uma de cada vez”, afirma Fernanda. Mais do que somar o potencial antioxidante de cada uma delas, o mix amplifica essa ação. É o que confirma um estudo da Universidade Cornell, nos EUA. Pesquisadores avaliaram a capacidade antioxidante de várias frutas individualmente (maçãs, laranjas, mirtilos e uvas) versus a mesma quantidade de uma mistura de todas elas. A segunda opção apresentou ação mais potente contra os radicais livres. Coma de cinco a dez porções variadas por dia.



5 MAÇÃ + CHOCOLATE


As maçãs estão roubando o posto do morango no par ideal da nossa sobremesa favorita. As da variedade red delicious (bem vermelhas e em forma de coração) são ricas em uma substância anti-inflamatória, a quercetina, que reduz o risco de ataques do coração. Do outro lado, o chocolate contém catequina, um antioxidante que reduz o risco de aterosclerose. Juntas, as duas substâncias melhoram a saúde cardiovascular e têm ação anticoagulante, indica um estudo da Universidade Nacional de Cingapura. Para você obter todos os benefícios, a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilíbrio Consultoria em Nutrição e Bem-Estar e consultora de WOMEN’S HEALTH, recomenda: maçã assada ao forno, coberta com calda de chocolate meio amargo ou crepe de trigo- sarraceno recheado com lascas de maçã.



6 AMENDOIM + TRIGO INTEGRAL
Quem diria, o amendoim tem um companheiro melhor do que a cerveja. De acordo com a expert em sinergia de alimentos Diane Birt, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, um aminoácido específico que é ausente no trigo está presente no amendoim. Você precisa (e raramente obtém na mesma refeição) da corrente completa de aminoácidos, a melhor forma de proteína, para criar e manter seus músculos, especialmente na velhice. “Inclua esse combo na sua alimentação preparando um quibe de trigo com carne moída e amendoim”, sugere Cynthia.


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*




7 OVO + MELÃO CANTALUPO
Nos dias em que você tiver uma reunião de trabalho, faça um café da manhã caprichado com uma omelete e um pedaço de melão-catalupo. Você vai precisar de glicose, fornecida pelo carboidrato da fruta, e seu organismo vai usá-la melhor se você incluir no prato uma proteína — e aí entra o ovo. “A proteína ajuda a minimizar a queda drástica de energia causada pelo excesso de insulina”, explica Cynthia. Altos níveis desse hormônio estão ligados a inflamações, diabetes e câncer. Se a absorção da glicose é mais lenta, seu corpo consegue entender melhor o recado de que você já está satisfeita. Isso ajuda a prevenir a disparada da produção de insulina. Então corte os carboidratos ruins (os refinados, amidos e adoçados). E, quando for comer as versões saudáveis (os grãos integrais, as frutas e os vegetais), não as ingira sozinhas.



8 SOJA + SALMÃO
Se você é fã de restaurantes japoneses, vai adorar esta notícia. Segundo Mark Messina, ex-diretor da divisão de dieta e câncer do Instituto Americano do Câncer, nos EUA, um tipo de isoflavona da soja, chamada genisteína, aumenta a quantidade de vitamina D biodisponível no cólon. “Isso significa proteção contra o câncer”, afirma Messina. Pontos positivos para o tofu e o edamame (a soja verde utilizada na culinária japonesa). “Mas muitas pessoas têm deficiência de vitamina D.” O salmão e o atum são ricos nesse nutriente. Aproveite a dica da dieta asiática e os coma com edamame.



9 ALECRIM + CARNE VERMELHA
Algumas pesquisas sugerem que o churrasco tem substâncias carcinogênicas. Mas usar o alecrim na receita pode reduzir esse risco. A erva contém ácido rosmarínico e ácido carnósico, que, em um estudo da Universidade do Estado do Kansas, nos EUA, diminuíram a quantidade de substâncias cancerígenas em carnes grelhadas. Acredita-se que os antioxidantes da erva neutralizaram os radicais livres das carnes



10 CÚRCUMA + PIMENTA-PRETA
No restaurante indiano, peça para o curry vir apimentado. A cúrcuma, um tempero picante que é um dos principais ingredientes desse molho, tem efeito anti-inflamatório e age na prevenção de tumores. O único inconveniente é que seu organismo consegue aproveitar muito pouco dos benefícios potenciais da cúrcuma sozinha. A solução do problema pode estar na sua despensa. “A pimenta-preta, rica em piperina, aumenta a biodisponibilidade do tempero asiático em mil vezes”, diz a nutricionista Stacy Kennedy, do Instituto de Câncer Dana Farber, nos EUA.




-*-*-*-*-




11 ALHO + PEIXE
Os benefícios do salmão vão muito além do ômega 3. Minerais como o zinco, o ferro, o cobre, o selênio e o iodo trabalham como cofatores para que você faça melhor uso dos óleos EPA e DHA, que reduzem o colesterol. Cozinhe seu peixe com alho e irá diminuir as taxas dessa gordura com muito mais eficácia do que se estivesse comendo os dentes de alho sozinhos — e com o hálito mais agradável. Um estudo da Universidade de Ghelph, no Canadá, revelou que o alho combate a pequena alta no LDL que pode ser causada pelos suplementos de óleo de peixe.


12 LIMÃO + COUVE
Beba suco de limão no almoço e você vai sentir menos dor depois do treino. A vitamina C ajuda a converter o ferro da couve em uma forma similar do nutriente mais fácil de ser aproveitada pelo organismo, como a versão presente nas carnes vermelhas. E é o ferro o responsável por levar oxigênio às células do sangue, combatendo a fadiga muscular. Para cumprir sua cota de vitamina C, Stacy recomenda morangos, tomates, folhas verdes, brócolis e pimentões. O ferro está presente no alho-poró, na beterraba, no espinafre, na couve e na acelga. Um jeito fácil de montar a combinação ideal e aumentar a força dos seus músculos: se você está preparando vegetais ou uma salada, não se esqueça de incluir limão espremido na receita.



13 AMÊNDOA + IOGURTE
Nós já contamos que as gorduras boas aumentam a absorção do licopeno. Essa regra também vale para muitas vitaminas essenciais. A lista das que são solúveis em gordura inclui a A, a D e a E. Cenouras, brócolis e ervilhas são repletos desses nutrientes e podem fazer par com gorduras saudáveis como o óleo de oliva. Já os alimentos ricos em vitamina D são o peixe, o leite, o iogurte e o suco de laranja. Então jogue algumas amêndoas no seu iogurte e coma laticínios integrais de vez em quando. Para combinar vitamina E e alimentos solúveis em gordura, opte por batata-doce assada ou salada de espinafre temperada com óleo de oliva.

Dieta do abacate - RECEITA



Dieta do abacate




Dieta do abacate acaba com as gordurinhas em duas semanasPor ter gordura de boa qualidade e numa proporção excepcional, essa fruta preenche o estômago com facilidade; resultado: você fica satisfeito com menos comida e adia a fome.
Você é fã de abacate? Então vai adorar essa dieta. Para colher os benefícios dessa saborosa fruta, é preciso ingeri-las três vezes por dia (no café-da-manhã, no almoço e na ceia), durante duas semanas. Com uma pitada de criatividade, você vai descobrir que o abacate é gostoso de qualquer jeito (doce, salgado ou puro) e emagrecer de verdade.
Por ter gordura de boa qualidade e numa proporção excepcional, essa fruta preenche o estômago com facilidade (você fica satisfeito com menos comida) e adia a fome. Outra vantagem dessa gordura é baixar o índice glicêmico da refeição, especialmente do carboidrato – ele demora mais para ser transformado em açúcar no sangue e a produção de insulina é controlada.
Em excesso, esse hormônio faz a fome voltar rapidinho, além de estimular o organismo a estocar gordura. Mais: a maior parte da gordura do abacate é do tipo ômega 9 – ácido graxo que participa do nosso metabolismo. A fruta ainda tem beta-sitosterol, substância anti-inflamatória que reduz a resistência à perda de peso.
Comer o abacate antes de dormir tem um propósito: intensificar a ação do GH, hormônio do crescimento que tem o pico de produção à noite. O que isso tem a ver com a cintura sequinha? “No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia”, afirma o consultor em nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo.
Por isso, não vale pular as três colheradas da fruta na hora de ir para a cama. Sozinho, o abacate não resolve. É importante você combinar porções de carboidrato, proteína e gordura em todas as refeições e deixar doce e refrigerante de lado. Deve priorizar massas e pães integrais, carnes magras, além de outras gorduras boas (azeite de oliva, amêndoa e azeitona). Isso tudo garante o sucesso da dieta e, depois, evita que você volte a engordar.
*Com informações da BOA FORMA


RECEITA:

Bolo de Abacate
Ingredientes

-2 abacates maduros

-2 ovos-trigo

-leite-manteiga

-açúcar

Modo de PreparoBata o abacate com um pouco de leite no liquidificador. Enquantoisso, numa batedeira, bata os ovos e o açúcar por aproximadamente10 minutos(depende da potência da batedeira).A seguir adicione o abacate batido o trigo e se precisar um poucomais de leite. Bata até formar um creme homogêneo, desligue abatedeira, adicione o fermento em pó e misture. Coloque em fôrmauntada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 50minutos (também varia de forno para forno). Fica fofinho e úmido, é uma delicia!

OBS: Ana sou brasileira, mas vivo em Portugal, adoro cozinhar einventar bolos diferentes

Conheça os males dos refrigerantes


Conheça os males dos refrigerantes

Refrigerante à base de cola murcha os músculosBebida leva a perda de potássio, mineral envolvido nas contrações
Você consegue reduzir o açúcar, manera nas gorduras e até regula o horário das refeições. Para completar, vence a preguiça e começa a fazer exercícios, incluindo a musculação. Mas abandonar o refrigerante é tarefa quase impossível, e uma latinha é sua opção número para matar a sede. Pois saiba que, mesmo tomando as versões light ou zero, a bebida pode prejudicar e muito! os resultados do seu treino.
E não é só nos músculos que o prejuízo dos refrigerantes pode ser sentido:Nos dentes: a bebida provoca o que os dentistas chamam de erosão ácida, ou seja, o desgaste dos minerais que compõem o esmalte dos dentes. "O refrigerante em excesso pode gerar muita sensibilidade, além de possibilitar fraturas, já que o dente fica mais fino e sem proteção", explica o dentista Lauro Delgado.
Na digestão: o refrigerante dilata seu estômago, fazendo você comer mais do que precisa se sentir satisfeito. Com o excesso, a digestão demora e a dieta acaba prejudicada. "As calorias dos refrigerantes são vazias e devem ser evitadas", afirma a nutricionista Roberta Stella.
No hálito: por aumentar a acidez do estômago, o refrigerante pode levar a gastrites e úlceras. Além da dor que essas doenças provocam, há o desconforto social de ter de conviver com o mau hálito.
Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.
Doses diárias de refrigerantes à base de cola fazem seus músculos murcharem, segundo uma pesquisa que acaba de ser publicada na revista de Prática Clínica, no Reino Unido. Segundo os médicos, isso acontece porque a bebida provoca a eliminação excessiva de potássio pelo organismo, mineral envolvido em todos os processos de contrações musculares.
O problema torna-se crônico quando o consumo atinge dois litros por dia. Nesses casos, os pacientes precisam de suplementação oral ou venosa para repor o mineral perdido, além de interromper totalmente a ingestão do refrigerante.

Outras opções de bebidas mais saudáveis:
■ Um grande copo de água, que além de refrescar, reduz o apetite.
■ Sucos de frutas, ricos em nutrientes.

■ Leite e iogurtes líquidos.
■ Chás de ervas, frios ou quentes, que matam a sede e são saudáveis.